Gosto de ler e escrever desde adolescente, criei o Blog com a finalidade de externar os meus sentimentos através da escrita, seja em forma de poesia, poema, desabafo, frases de motivação, mensagens de bom dia, boa noite, humor, enfim tudo que me faz bem e me deixa mais leve depois que escrevo. É como se fosse o meu diário de bordo.
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Tecnologias audiovisuais: linguagem da nova geração
As tecnologias audiovisuais trazem com elas uma revolução no âmbito comunicacional, adentrando sem pedir licença no cotidiano dos diversos setores sociais (trabalho, escola, comercio, lazer), fazendo emergir então uma cultura midiática. A linguagem tecnológica vem dar uma ênfase no sentido das ações do sujeito, criando abertura para a realização de diferentes atividades humanas com o uso das novas tecnologias. A utilização das novas tecnologias de informação e comunicação fornece uma nova forma de comunicação humana, principalmente através do vídeo, do computador em rede e da televisão. O caráter dialógico das tecnologias audiovisuais é potencializado pela interatividade dentro da perspectiva da co-autoria, onde os usuários atuam como autores, intervindo na mensagem digital e deixando de ser um mero espectador passivo. É imprescindível que a escola utilize no cotidiano essa nova tecnologia audiovisual incorporando as linguagens utilizadas pelos alunos, atores da nova geração (BELLONI, p. 69).
Mesmo que a escola não integre as tecnologias nas atividades dos educandos, ainda assim pode-se perceber a presença da mídia audiovisual na sala de aula, através de gestos, palavras e movimentos, que em seu conjunto oferece uma linguagem bem diferente da encontrada nos livros didáticos. Essa linguagem é consequência da interação dos alunos com os meios de comunicação fora do ambiente escolar, que terminam funcionando como uma escola paralela ao oferecer conteúdos mais estimuladores, atraindo uma multidão de seguidores e deixando para trás a linguagem convencional ofertada pelo ensino tradicional (PORCHER, 1994; BELLONI, 2005, P. 17).
1.7.Mídia e o poder da tv
A mídia influencia bastante a vida das pessoas, principalmente através da televisão, um dos meios de comunicação mais acessíveis para sociedade. Assim como a escola, a tv também informa e repassa conhecimentos, portanto, ela muito influencia no comportamento de crianças e adolescentes, assumindo um papel importante no processo de desenvolvimento dos jovens (BELLONI, 2005). De acordo com Belloni:
Patrícia Greenfield mostrou que as crianças que vêem muita televisão têm melhores aptidões para construir conceitos de relação entre espaços-temporais, para compreender as relações entre o todo de suas partes, e até identificar os ângulos das “tomadas de imagens”, o que significa um esforço das faculdades de abstração, pois qualquer teoria é, antes de mais nada, uma maneira de ver as coisa (GREENFIELD, 1988 apud BELLONI, 2005, p. 6).
O uso da televisão facilita na criança a compreensão de espaço, de tempo e na visão diferente entre conhecer e reconhecer, além de possibilitá-la o conhecimento de como intervir diante das várias formas de expressões tecnológicas. A linguagem midiática da Tv desenvolve nela o senso crítico e competências tais como, por exemplo, saber se organizar, planejar o tempo, fazer suas atividades e, ainda, divertir e informar. Esses são alguns de seus aspectos positivos que contrastam com o seu fascínio viciante que cria dependência e torna as outras atividades secundárias(BELLONI, 2005, P. 7).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário