Gosto de ler e escrever desde adolescente, criei o Blog com a finalidade de externar os meus sentimentos através da escrita, seja em forma de poesia, poema, desabafo, frases de motivação, mensagens de bom dia, boa noite, humor, enfim tudo que me faz bem e me deixa mais leve depois que escrevo. É como se fosse o meu diário de bordo.
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Perspectiva para a educação do nosso tempo
Vivemos na sociedade do conhecimento, onde a informação e a comunicação são baseadas nas relações humanas e na interatividade entre os meios de comunicação que se desenvolvem vertiginosamente com o avanço tecnológico. Essa nova era deixa para trás a pedagogia da transmissão que por muitos anos, mesmos sendo criticada, continuou regente, inalterada, com o professor sendo o transmissor do conhecimento. Hoje, esse tipo de professor está sendo trocado pelo docente que ensina e aprende junto com o aluno, que trabalha coletivamente, integrando as diversas áreas do conhecimento na sua prática pedagógica.
A escola precisa incorporar as tecnologias de informação e comunicação no seu cotidiano para contribuir de modo criativo, crítico e competente na inclusão digital na sociedade do conhecimento (BELLONI, p. 10 e 29, 2005; SILVA, 2003). Com as novas tecnologias conectadas mundialmente aos computadores surge uma nova cultura que toma conta da sociedade, afetando todos os setores com sua onipresença. Essa cultura propicia a educação on-line que requer uma ruptura dos paradigmas tradicionais, uma educação dentro de propósitos que atende a um grande contingente de pessoas em locais e espaços diferentes.
Como ilustração destes propósitos temos a chamada EAD (Educação à Distância), cuja comunicação entre os agentes do processo ensino-aprendizagem é feita através do uso das tecnologias. Com ela surge um novo desafio milenar para as universidades. Na educação à distância, o aluno interage on-line, com o computador conectado em “sintonia com indicadores de qualidade em educação”, ou seja, com fatores que hoje são necessários para uma melhor educação, tais como a participação, troca de experiência, informação, diálogo, interatividade sincrônica e assincrônica, intervenção, autoria, co-autoria criativa e cooperativa (SILVA, 2003).
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