quarta-feira, 27 de junho de 2012

Perspectiva para a educação do nosso tempo Vivemos na sociedade do conhecimento, onde a informação e a comunicação são baseadas nas relações humanas e na interatividade entre os meios de comunicação que se desenvolvem vertiginosamente com o avanço tecnológico. Essa nova era deixa para trás a pedagogia da transmissão que por muitos anos, mesmos sendo criticada, continuou regente, inalterada, com o professor sendo o transmissor do conhecimento. Hoje, esse tipo de professor está sendo trocado pelo docente que ensina e aprende junto com o aluno, que trabalha coletivamente, integrando as diversas áreas do conhecimento na sua prática pedagógica. A escola precisa incorporar as tecnologias de informação e comunicação no seu cotidiano para contribuir de modo criativo, crítico e competente na inclusão digital na sociedade do conhecimento (BELLONI, p. 10 e 29, 2005; SILVA, 2003). Com as novas tecnologias conectadas mundialmente aos computadores surge uma nova cultura que toma conta da sociedade, afetando todos os setores com sua onipresença. Essa cultura propicia a educação on-line que requer uma ruptura dos paradigmas tradicionais, uma educação dentro de propósitos que atende a um grande contingente de pessoas em locais e espaços diferentes. Como ilustração destes propósitos temos a chamada EAD (Educação à Distância), cuja comunicação entre os agentes do processo ensino-aprendizagem é feita através do uso das tecnologias. Com ela surge um novo desafio milenar para as universidades. Na educação à distância, o aluno interage on-line, com o computador conectado em “sintonia com indicadores de qualidade em educação”, ou seja, com fatores que hoje são necessários para uma melhor educação, tais como a participação, troca de experiência, informação, diálogo, interatividade sincrônica e assincrônica, intervenção, autoria, co-autoria criativa e cooperativa (SILVA, 2003).

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