quarta-feira, 27 de junho de 2012

Estruturas de textos midiáticos “Falar de textos midiáticos é falar de todo uso social da língua e dos demais sistemas simbólicos” (Palestra no 13º Congresso de Literatura do Brasil – 17/07/2001 – Campinas, S.P.). Tudo que serve de veículo de comunicação e informação é considerado texto, tanto pode ser uma fala informal, um discurso oral (escrito ou não), um anúncio, uma propaganda, um cartaz, um slogan, um bilhete ou uma música. Todo e qualquer meio utilizado para comunicar e informar é caracterizado como um texto. (MACHADO,1999, p. 55). Quando se fala de estrutura de textos midiáticos, é importante que antes se faça a definição de quais textos estão falando. A mídia pode ser definida dos seguintes modos: presencial, representada por um interlocutor que poderá estar ou não utilizando microfones, retroprojetores de transparências, alto-falantes, data-show, entre outros; também pode ser de forma representacional, que são livros, revistas, jornais, fotos, folders, folhetos, encartes, “novelas que se reprisam e exportam” e filmes etc.; e, para finalizar, a mídia eletrônica, que pode ser caracterizada por meio do aparelhamento tecnológico da televisão, do rádio e da Internet - que são canais de comunicação e proporcionam uma audiência sincrônica, porém em locais distintos, separados ou não por oceanos. Um mesmo texto midiático pode ser lido e interpretado de modos diversos nos diferentes contextos socioculturais. (BAUDRILLARD, 1997/ BOURDIEU, 1990)

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