Gosto de ler e escrever desde adolescente, criei o Blog com a finalidade de externar os meus sentimentos através da escrita, seja em forma de poesia, poema, desabafo, frases de motivação, mensagens de bom dia, boa noite, humor, enfim tudo que me faz bem e me deixa mais leve depois que escrevo. É como se fosse o meu diário de bordo.
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Estruturas de textos midiáticos
“Falar de textos midiáticos é falar de todo uso social da língua e dos demais sistemas simbólicos” (Palestra no 13º Congresso de Literatura do Brasil – 17/07/2001 – Campinas, S.P.). Tudo que serve de veículo de comunicação e informação é considerado texto, tanto pode ser uma fala informal, um discurso oral (escrito ou não), um anúncio, uma propaganda, um cartaz, um slogan, um bilhete ou uma música. Todo e qualquer meio utilizado para comunicar e informar é caracterizado como um texto. (MACHADO,1999, p. 55).
Quando se fala de estrutura de textos midiáticos, é importante que antes se faça a definição de quais textos estão falando. A mídia pode ser definida dos seguintes modos: presencial, representada por um interlocutor que poderá estar ou não utilizando microfones, retroprojetores de transparências, alto-falantes, data-show, entre outros; também pode ser de forma representacional, que são livros, revistas, jornais, fotos, folders, folhetos, encartes, “novelas que se reprisam e exportam” e filmes etc.; e, para finalizar, a mídia eletrônica, que pode ser caracterizada por meio do aparelhamento tecnológico da televisão, do rádio e da Internet - que são canais de comunicação e proporcionam uma audiência sincrônica, porém em locais distintos, separados ou não por oceanos. Um mesmo texto midiático pode ser lido e interpretado de modos diversos nos diferentes contextos socioculturais. (BAUDRILLARD, 1997/ BOURDIEU, 1990)
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