Gosto de ler e escrever desde adolescente, criei o Blog com a finalidade de externar os meus sentimentos através da escrita, seja em forma de poesia, poema, desabafo, frases de motivação, mensagens de bom dia, boa noite, humor, enfim tudo que me faz bem e me deixa mais leve depois que escrevo. É como se fosse o meu diário de bordo.
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Hipertexto propiciando a co-autoria
O surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação na esfera planetária coloca a escola em situação que a obriga a reconstruir a sua prática pedagógica. Elas agregam um conjunto de elementos que, em seu todo, oferece um leque de possibilidades nas “referentes formas de representações”, tais como palavras, sons, imagens, clipes de vídeo, gráficos, animações etc.. A escola deve abraçar esse novo desafio e integrar essas ferramentas no cotidiano escolar, possibilitando novas formas de leitura e escrita. O computador possibilita o leitor-escritor a construir textos, principalmente através da leitura hipertextual, um importante recurso que potencializa a interação, a leitura e escrita, que são articuladas com este recurso (Marcelo Franco, 1999).
A leitura de um texto na tela do computador não obedece a linearidade do livro didático, acontece pôr “indexações, conexões entre idéias e conceitos articulados”, pôr intermédio de links que ao serem acessados, abrem novas janelas de comunicação e informação. No hipertexto o leitor encontra outros textos de informações que se relacionam entre si, dando-lhe a liberdade de intervir e alterar as informações conforme seus interesses, interagindo com o texto de forma ativa, tornando-se co-autor de um hipertexto (Almeida, 2002).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário