quarta-feira, 27 de junho de 2012

1.1.Linguagem midiática: autoria e co-autoria No âmbito da comunicação, as transformações decorrentes das novas tecnologias de informação e comunicação são de natureza tão impressionante quanto as que aconteceram anos atrás nas ciências humanas. A linguagem das mídias é um processo sócio-técnico-cultural que está em constante transformação em conseqüência da evolução tecnológica: é um âmbito que necessita de certas regras de produção e procedimentos que tendem a se tornar dominantes em um determinado momento. Portanto, é importante o estudo da linguagem das mídias na vida dos alunos, pois é uma forma de conscientização, de preparação destes para o uso das mais distintas mídias. A interação do aluno com as mídias é uma ação que pode ser comparada com uma “viagem” que, ao ser dada a largada, não existe um ponto específico de chegada. A difusão das imagens do mundo através das mídias ajuda o homem não só a perceber o que se passa a seu redor, mas também a perceber qual é o seu papel na sociedade (BELLONI, 2005, P. 59). Linguagem midiática significa interação do sujeito com os diferentes meios de comunicação e divulgação da informação a fim de transmitir conhecimentos, tanto através das mídias clássicas (que têm o poder centralizador da emissão, no qual há um único pólo emissor para vários pólos receptores com possibilidades limitadíssimas de retro-alimentação, como o rádio, o jornal, a televisão, o cinema, a fotografia), como das mídias on-line (como a Internet, ambiente que proporciona a interatividade garantida pelo desenvolvimento de interfaces amigáveis - “objeto virtual”-, do tipo fórum, chat, site, blog, entre outras). Em relação a estas últimas, cada interface acopla um grupo de “elementos de hardware e software” que estreita as fronteiras entre emissor receptor, propiciando intervenções por parte dos usuários e, assim, problematizando “significações como autoria e co-autoria” (JOHNSON, 2001; SILVA, 2003).

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