Gosto de ler e escrever desde adolescente, criei o Blog com a finalidade de externar os meus sentimentos através da escrita, seja em forma de poesia, poema, desabafo, frases de motivação, mensagens de bom dia, boa noite, humor, enfim tudo que me faz bem e me deixa mais leve depois que escrevo. É como se fosse o meu diário de bordo.
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Autodidaxia: novas formas de aprendizagem
Com o surgimento desgovernado das novas tecnologias, hoje - mais que ontem e menos que amanhã - é impossível prevê se dará no futuro a apropriação do conhecimento. Pensando nisso, é importante não dispensar uma atenção especial no ator principal desse processo, o usuário, que, ao lidar com recursos tecnológicos, já demonstra grande facilidade ao manusear objetos ligados a tais recursos. Neste sentido, a escola deve levar em consideração a cultura e os hábitos midiáticos dos indivíduos para criar um espaço de reflexão e análise com o qual alunos e professores se sintam familiarizados para desenvolverem atividades interativas e criativas, e que deste modo ambos possam construir, simultaneamente, um conhecimento co-autoral (BELLONI, 2005, p. 05; COSTA, 2005. p. 102).
É inegável que a instituição escolar necessita adotar novas técnicas metodológicas para saber atuar diante dessa autodidaxia que se intensifica com o crescente número de aparelhos da mais alta tecnologia que surgem na sociedade. A interação do usuário com as novas tecnologias, com as mídias, sem a mediação do professor resulta na autodidaxia, na qual o usuário explora o objeto, a mensagem, por seus próprios meios (isso já acontece há bastante tempo entre máquinas e usuários). Por isso, a escola precisa atentar para a tecnologia educacional, afinal não se pode negar que uma “nova autodidaxia” muito importante está se desenvolvendo nas crianças e adolescentes por intermédio das novas mídias (BELLONI, 2005, p. 05; PERRIAULT, 1996a, p. 23).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário