Gosto de ler e escrever desde adolescente, criei o Blog com a finalidade de externar os meus sentimentos através da escrita, seja em forma de poesia, poema, desabafo, frases de motivação, mensagens de bom dia, boa noite, humor, enfim tudo que me faz bem e me deixa mais leve depois que escrevo. É como se fosse o meu diário de bordo.
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Cibercultura e Escola
De acordo com a enciclopédia virtual de conteúdo participativo, a Wikipédia:
cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Estas comunidades estão ampliando e popularizando a utilização da Internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo. Este termo se relaciona diretamente com à dinâmica Política, Antropo-social, Econômica e Filosófica dos indivíduos conectados em rede, bem como a tentativa de englobar os desdobramentos que este comportamento requisita... ...Cibercultura provém de um espaço de comunicação mais flexível que o produzido nas mídias convencionais TV, Rádio, Jornal. Nas mídias convencionais o sistema hierárquico de produção e distribuição da informação seguem um modelo pouco flexível baseado no modelo um-todos. Já no ciberespaço a relação com o outro se desdobra no contexto do todos-todos. A cooperação torna-se um dos pontos chave da cibercultura, podendo ser visualizada através do compartilhamento de arquivos, música, fotos, filmes, softwares de relacionamento e comunidades virtuais. (Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cibercultura)
Cibercultura são modos de vida e de conduta da sociedade atual marcados pelas tecnologias informáticas cuja a informação e comunicação é mediada através da Internet. Ela propicia mudanças de comportamento, afetando definitivamente as antigas formas de comunicação e gerando uma nova cultura. Lemos (2002, p. 95) compara cibercultura com “cibersocialidade”, ou seja, toda comunicação proveniente dos meios tecnológicos em todos os seus aspectos, proporcionando uma comunicação em sua totalidade. A cibercultura desbanca o sistema tradicional da informação e comunicação, permitindo a interatividade. Nesse campo a mensagem é apresentada como conteúdos que podem ser manipulados, pois o emissor não transmite mais uma mensagem fechada, e sim aberta ao receptor que pode intervir e dar uma nova significação a ela, alterando conforme sua criatividade e necessidade (SILVA, 2003).
Na cibercultura, o aluno desenvolve suas potencialidades, socializa a mensagem com pessoas de todos os níveis sociais, permite a participação entre receptores que podem compartilhar e trocar experiências. Na escola o próprio professor pode estimular os alunos a construírem o conhecimento dentro dessa ambiência comunicacional proporcionada pela Internet se tornando co-autor da criação junto com eles. Na cibercultura não existem limites nem fronteiras, o receptor que recebe a mensagem, pode modificá-la, fazendo uma leitura diferente do outro, já que cada indivíduo tem um jeito peculiar de receber e perceber “uma mesma mensagem” (FIGUEIREDO, 199, p. 59). A escola não pode ignorar essa nova cultura emergente que provoca mudanças fundamentais nas vidas das pessoas, uma vez que tem como um de seus objetivos dar uma formação adequada àqueles que necessitam conquistar um espaço no mercado de trabalho de forma eficiente, articulada com as mais distintas tecnologias que surgem no mundo contemporâneo e que influenciam todas as áreas da sociedade, como a educação, o próprio trabalho, o comércio, o esporte, o lazer etc. (LEMOS, 2002; LEVI, 1999).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário