quarta-feira, 27 de junho de 2012

Internet: excelente fonte de pesquisa A educação tradicional se baseia na transmissão do conhecimento do professor para os alunos numa sala de aula. Mas com a evolução da tecnologia da informação e da comunicação, a educação vislumbrou novos horizontes: surgiu a possibilidade de ultrapassar as fronteiras físicas de uma sala de aula e o conhecimento pode ser globalizado e compartilhado. A evolução da tecnologia aliada à mudança paradigmática das concepções pedagógicas, onde o indivíduo deve "aprender a aprender", coloca a Internet como uma ferramenta importantíssima em um contexto no qual a pesquisa desempenha um papel primordial. Dos próprios documentos do Ministério da Educação e Cultura podemos reproduzir o texto abaixo que corrobora com o que expomos aqui: [...] a formação geral, em oposição à formação específica; o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização, superando, dessa maneira, o reducionismo tecnicista que nos seduz perigosamente. (MEC, 1997, p.14) Portanto, as práticas pedagógicas, hoje limitadas e muitas vezes fora da realidade do aluno, devem ser substituídas por práticas que universalizam a sala de aula (e a Internet deve ser uma ferramenta para isso). Tanto para professores quanto para alunos, esta nova visão pedagógica provocará um "encantamento" na busca do conhecimento. Há a necessidade da mudança no modo de ensinar e de aprender, pois as pressões sociais e econômicas apontam para um novo perfil de educandos e educadores. A forma de ensinar e aprender deve ser revista com urgência, pois o atual processo de mudanças da sociedade exige uma nova educação. Neste sentido, Moran coloca ainda que: Um dos eixos das mudanças na educação passa pela transformação da educação em um processo de comunicação autêntica, aberta entre professores e alunos, principalmente, mas também incluindo administradores e a comunidade, principalmente os pais. Só vale a pena ser educador dentro de um contexto comunicacional participativo, interativo, vivencial. (MORAN, 2003, p. 11). Pedro Demo (2000) comenta que os professores estão habituados a aprender sistematicamente e a internalizar a idéia que a eles cumprem "ensinar", não "aprender". Então, para alguns, fica difícil ter que modificar suas rotinas para passarem a ensinar aos alunos a "aprender a aprender". Ele acrescenta que o mito da aula meramente expositiva deve ser derrubado: "aquela (aula) meramente expositiva, que expõe o que o professor não tem e oferece ao aluno a reprodução da reprodução, para que todos permaneçam perfeitamente medíocres" (DEMO, 2000). Um marco importante para a possibilidade de mudança na forma de ensinar e aprender foi à integração da Internet na prática pedagógica. Através do seu advento, ocorreu a ampliação e a rapidez ao acesso à informação. Assim considerando, a Internet trouxe uma maior dimensão social ao permitir a busca pela informação e comunicação de forma mais ágil e por um número maior de usuários, através do correio eletrônico, MSN, chat, fórum, ambientes de relacionamento, construção de páginas, Skipe, Web-quest e comunidades virtuais como o Orkut etc. Com a Internet, tem sido permitido a mais indivíduos que eles se relacionem entre si, explicitando suas idéias, conceitos, crenças e valores. O resultado positivo deste fato é que ele engendra formas múltiplas de aprender, em lugares diferentes e de formas diversas. Entretanto, ao inserir a Internet no cotidiano escolar faz-se necessário ter claro o objetivo para o qual ela está sendo utilizada. É importante ter a preocupação com atividades que tenham sentido, a partir de uma proposta que vá além da sala de aula e integre outros espaços de aprendizagem através de uma prática pedagógica dialogal. Uma prática pedagógica que possa desenvolver no aluno a capacidade investigativa de recolher dados e informações e organizá-las, para que ele mesmo construa o caminho de sua aprendizagem através dos links e/ou hipertextos da pesquisa em geral (MORAN/ MASETTO/BEHRENS, 2003). Ao observarmos o potencial comunicativo da Internet (principalmente através do seu recurso como excelente fonte de pesquisa), consideramos que este instrumento poderá favorecer ao educando explorar seu potencial no desenvolvimento de idéias em diferentes áreas do conhecimento, na realização de sucessivas ações, reflexões e abstrações (segundo o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração ao conhecer os modos de organização das informações ali localizadas) e na compreensão dos conceitos básicos sobre os tipos de ferramentas da web, a fim de facilitar e maximizar sua prática na localização de mais informações (MORAN/ MASETTO/BEHRENS, 2003; VALENTE/ WOLTON, 2003).

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