quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

O PLANETA E O HOMEM - Quem é o Refém?


 WEBARTIGOS

O PLANETA E O HOMEM

Publicado em 16 de maio de 2011 por IREUDA BARBOZA DA COSTA

O PLANETA E O HOMEM

Quem é o Refém?

No atual contexto social o mundo vive momentos de crise que são percebidos em diversos setores: no campo social ou pessoal. Sabemos que a terra existe há milhões de anos e sempre foi povoada por seus habitantes, ser pensantes ou não, são habitantes. Mas, o homem com sua ambição e vaidade transforma a natureza e a destrói contribuindo assim com a extinção das espécies animais e toda vida existentes no planeta. Nisso compromete a nossa saúde, pois passamos a respirar e conviver com toda a poluição advinda desta transformação. As derrubadas de florestas, as queimadas, tudo isso pra que? para construir uma Selva de Pedra.

Uma das principais ações do homem que vem afetando toda a natureza é a emissão de gases poluentes na atmosfera("Os gases poluentes são aqueles produzidos, principalmente, pela queima de: combustíveis fósseis (gasolina e óleo diesel), resíduos orgânicos (lixos) e vegetação florestal. Estes gases absorvem parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, favorecendo e efeito estufa e o aquecimento global." Podemos citar como principais gases poluentes da atmosfera o dióxido de carbono, per fluorcarbonetos, hidro fluorcarbonetos, gás metano e óxido nitroso.) Isso provoca o chamado aquecimento global além de causar uma soma incalculável de problemas na saúde das pessoas, isso afeta toda a vida planetária- vegetal e animal existentes na biosfera.

O desenvolvimento industrial é o marco principal da transformação fomentada pelo homem. São tantos os benefícios que se fossem elencados ocupariam linhas e mais linhas de uma folha de papel. Tais inventos muito contribuem no desenvolvimento dos países, melhoram a saúde a educação, entre outros, tudo são frutos do desenvolvimento industrial, isto é maravilhoso no sentido de melhorar o meio em que vivemos e a qualidade de vida das pessoas. Porém, o homem pensa e age no meio ambiente, faz conforme planeja, projeta conforme são suas aspirações, uma forma de ganhar cada vez mais prestigio, lucro e poder, é só isso que o homem visa no momento de por em prática suas ideias. Acredita ele que o retorno é apenas lucros. Ora o ser humano está literalmente enganado. Há um preço além do lucro que terá que pagar por estas criações.

É, está na hora, responde a natureza, que já há algum tempo vem manisfestando o seu desejo de resgate do que lhe é retirado sem reposição, fazendo a cobrança do que o homem tem feito no meio ambiente: "catástrofe ecológica" é o nome dado a tudo que vemos na mídia e estamos presenciando e vivendo onde moramos. O globo terrestre está em meio a uma linha de tiro, está passando por muitas calamidades: terremotos, furacões, tsunami, tornados, enchentes, doenças, etc, grande parte disso tudo é antropogênico, uma verdadeira degradação da natureza.

O mundo mudou e tudo está mudando rapidamente de uma forma assustadora e o homem como parte integrante deste habitat deve desenvolver ações que seja decisivo para a conservação presente e futura do nosso planeta que chora pedindo socorro. Ao invés de planejar ações que afetem a natureza em todos os segmentos trazendo consequências drásticas impossibilitando a continuação de vida humana e as espécies em geral, é preciso por em prática as deliberações tomadas em reuniões com os representantes dos países afim de que ainda se consigo fazer alguma coisa a tempo da sobrevivência que ainda resta no mundo.

Consciência ecológica

Existe o velho ditado que diz se cada um fizer sua parte faz a diferença. Realmente está na hora de suscitar lá do âmago o que aprendemos ao longo dos nossos anos no que diz respeito a atitudes saudáveis de preservação do meio ambiente, as noções de higiene da moradia, da rua, do bairro, da cidade, enfim, do planeta, o que existe de melhor em cada um de nós é preciso por em prática evitando a destruição em massa, porque se não cuidarmos é isso que acontecerá, pois a natureza está mostrando nestes últimos tempos dia após dia sua fúria. Então agora eu dou resposta para o subtítulo deste artigo: A natureza foi refém das ações humana por muitos e muitos anos, ela está mostrando com toda sua ira e força que, quem manda é ela, o homem por mais inteligente que seja está em suas mãos, somos seus reféns.

Danos e consequências ao planeta

O enxofre é um poluente lançado pelas indústrias e acaba gerando a chuva ácida acarretando danos as lavouras e as florestas,sem falar que através de alimentos envenenados o próprio homem também acaba se contaminando. O gás produzido pela chuva ácida tem um alcance muito grande na atmosfera impossibilitando a renovação da camada de ozônio, que conservam os raios ultravioletas do sol. As consequências é o aumento da temperatura do globo terrestre, derretendo as geleiras e a alteração do nível das águas do mar.

Uma das funções das plantas é renovar o gás dióxido de carbono que é produzido pelos combustíveis queimados nas indústrias e pelos veículos automotores e oceanos. Mas com o desmatamento das florestas as plantas não conseguem absorver este gás e isso afeta diretamente a saúde da população.

Ouça a música do cantor Roberto Carlos "O progresso" prestando atenção na letra e faça uma reflexão.

O progresso

Eu queria poder afagar uma fera terrível

Eu queria poder transformar tanta coisa impossível

Eu queria dizer tanta coisa

Que pudesse fazer eu ficar bem comigo

Eu queria poder abraçar meu maior inimigo

Eu queria não ver tantas nuvens escuras nos ares

Navegar sem achar tantas manchas de óleo nos mares

E as baleias desaparecendo

Por falta de escrúpulos comercias

Eu queria ser civilizado como os animais


Eu queria ser civilizado como os animais


Eu queria não ver todo o verde da terra morrendo

E das águas dos rios os peixes desaparecendo

Eu queria gritar que esse tal de ouro negro

Não passa de um negro veneno

E sabemos que por tudo isso vivemos bem menos


Eu não posso aceitar certas coisas que eu não entendo

O comércio das armas de guerra da morte vivendo

Eu queria falar de alegriaAo invés de tristeza mas não sou capaz

Eu queria ser civilizado como os animais

Eu queria ser civilizado como os animais

Eu queria ser civilizado como os animais


Não sou contra o progresso

Mas apelo pro bom senso

Um erro não conserta o outro

Isso é o que eu penso


Autora: Professora Pedagoga Ireuda Barboza ? Fortaleza- Ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário