Gosto de ler e escrever desde adolescente, criei o Blog com a finalidade de externar os meus sentimentos através da escrita, seja em forma de poesia, poema, desabafo, frases de motivação, mensagens de bom dia, boa noite, humor, enfim tudo que me faz bem e me deixa mais leve depois que escrevo. É como se fosse o meu diário de bordo.
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM
Quando as ideias construtivistas foram adotadas na educação, as mudanças ocorridas a partir desse período é que as escolas passaram a valorizar o trabalho em grupo, a descoberta e o conhecimento prévio do aluno. O professor deixou de ser aquele que sabe tudo e passou a ter o papel de intervir, desafiar, instigar, estimular a criança a duvidar, propor, criticar, sugerir, questionar, acrescentar, resolver situações conflitantes. A aprendizagem passou a ser transmitida de forma lúdica e prazerosa, o processo ensino-aprendizagem é natural, espontâneo, o aluno constrói o próprio conhecimento.
A escola procura adequar o aluno ao seu meio social e suas necessidades, pois o ensino não está mais centrado no professor, pelo contrário, consiste na criação de situações favoráveis de aprendizagem. As atividades didáticas tomaram rumos diferentes, transformando-se em aulas participativas, discussões, debates, brincadeiras, confecção de material e vivências de grupo. O aluno é avaliado no dia-a-dia e, é através desta avaliação continua que o professor saberá quais as atividades serão necessárias e apropriadas para o aprendente.
Conhecer as várias modalidades de pensamentos e como funcionam, serve como parâmetro para nortear o trabalho pedagógico do professor. Permite uma nova visão da educação, de como perceber a criança, suas particularidades, seus conflitos resultantes de uma dinâmica familiar conturbada, que gera no aluno a indisciplina, agressividade, a falta de estímulo e, de que forma poder ajudar na construção do saber. Diante de todo esse diagnóstico será possível fazer o planejamento, levando em consideração o estado mental, as dificuldades apresentadas pelo aprendente, utilizando mecanismo de ensino propiciando a aprendizagem pôr parte do aluno.
De acordo com pesquisas feita, existem dois tipos de motivação. “Motivação intrínseca e Motivação extrínseca”. Então, quer dizer que a motivação tanto pode estar dentro do sujeito (fazer algo pôr vontade própria), ou como estar fora do sujeito (fazer algo pôr imposição ou para agradar alguém).
As vontades, o desejo fisiológico ou psicológico são inerentes ao sujeito, e a partir desses fatores a pessoa se encontra na obrigação de buscar um meio para satisfazer essas necessidades. De acordo com a forma utilizada para atender, solucionar a situação, vai praticar uma ação que pode ser prazerosa, motivando o sujeito a querer repetir a experiência. Porém, se os meios utilizados para chegar ao fim, for baseado em uma façanha que exigiu demais da pessoa , criará uma repulsa, fazendo com que ele não queira passar novamente pôr outra experiência desse tipo, vai ser motivado a não querer mais fazer aquilo que não lhe foi agradável.
Dependendo do fazer pedagógico do professor, de como são fornecidas as informações para a criança, da postura dele na hora de ensinar um determinado assunto, o prazer (desprazer) que demonstra pelo que está ensinando, causará no aluno um efeito positivo ou negativo, que irá motivar o aluno a querer ou não querer aprender o que lhe é ensinado.
Ireuda Barboza
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